A AES Tietê realizou a soltura de 84 mil peixes das espécies Pacu–Guaçu e Curimbatá no Rio Jacaré Guaçu, no Porto Laranja Azeda. Antes, estavam previstos 20 mil alevinos, que depois aumentou para 84 mil. O evento foi aberto a população aconteceu às 13:00 horas e foi acompanhados por alguns alunos da rede municipal de ensino. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Florestal e AES Tietê, em comemoração a 1ª Semana do Meio Ambiente de Ibitinga.
Em 2012 o Programa de Manejo Pesqueiro, da AES Tietê, conseguiu retirar o Pacu-Guaçu da lista de animais ameaçados de extinção. Neste ano o programa iniciou o trabalho de repovoamento da Piracanjuba, espécie considerada extinta do rio Tietê há mais de 30 anos.
Os alevinos são criados nas Estações de Hidrobiologia e Aquicultura das usinas Barra Bonita e Promissão, que reproduzem seis espécies nativas de peixes (Curimbatá, Dourado, Pacu-Guaçu, Piapara, Piracanjuba e Tabarana). A AES Tietê informou por meio de nota, que faz ainda, o monitoramento das espécies para avaliar o seu crescimento nos rios. Ao todo, a empresa pretende soltar mais peixes nos leitos dos rios presentes nas cidades de Cardoso, Promissão, Pederneiras e Barra Bonita.
Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibitinga