A Vigilância Epidemiológica de Ibitinga registrou o primeiro caso de Gripe H1N1 (Influenza A). A paciente, uma mulher de 40 anos, não corre risco de morte e passa bem após ser medicada com Tamiflu, remédio anti viral usado com prescrição médica em combate a ação do vírus. O caso foi confirmado por exame de laboratório no último dia 19, mas quando notificado, no dia 11, a paciente já recebeu os tratamento adequado. Só ontem (04) o caso se tornou público. Outros três casos de suspeita foram identificados.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Zeponi, nesta época de inverno aumenta a transmissão do vírus da gripe. “Febre tosse e falta de ar são os principais sintomas. No caso da gripe H1N1, o pulmão sofre uma severa pneumonia”, explica. De acordo com a profissional de saúde, simples cuidados já diminuem os casos de contaminação da doença, como proteger a boca ao tossir, lavar as mãos com freqüência, não compartilhar copos e talheres, e procurar locais ventilados.
Na região, a gripe H1N1 (Influenza A) causou duas mortes este ano em Araraquara. Em Jaú também ocorreram dois casos em 2013. Em Ibitinga, a campanha de vacinação contra a doença este ano atingiu 70% da meta (6.577 doses).