Segundo o diretor regional da base de Araraquara da Sincopreto (Sindicato de Revendedores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo) Albertto Borsetto Neto, a alta é devida a vários fatores, entre eles, a baixa produtividade do setor sucroalcooleiro em 2010 devido a seca muito grade, que causou uma baixa produção de etanol em relação a outros anos. “Essa produção de 2010 é a que estamos usando hoje, e ela está acabando, o que faz o produto ficar mais caro para as distribuidoras que ainda vendem o produto”, explica Borsetto.
De acordo com o diretor, outro fator que agrava a alta do Biocombustível é o período da entresafra canavieira. Segundo Borsetto, a colheita 2011 deveria ter começado no dia 1º de março, o que não ocorreu.
De acordo com a assessoria de imprensa da Unica (União da Indústria de Cana de Açucar), um esforço conjunto e voluntário de 30 usinas da região Centro-Sul do País já iniciaram operações de moagem de cana de açúcar, antecipando o início da safra 2011/2012. O número foi apurado hoje em levantamento realizado pelo Departamento de Dados e Estatística da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA), em consulta direta com usinas e sindicatos de todos os estados produtores da região Centro-Sul.
Segunda a Única, o objetivo da antecipação é acrescentar etanol aos estoques disponíveis para a entressafra, aumentando a margem de segurança para que não haja carência do produto até que a nova safra possa ser deflagrada em todas as usinas. “Sabíamos que diversas usinas, presenciando os acontecimentos desta entressafra, já haviam decidido antecipar o início da moagem. Nem todas têm essa condição, pois nem sempre há cana disponível para moer com antecedência. Mas percebemos que está havendo um esforço importante para mobilizar recursos e acrescentar produto ao mercado durante este período,” explica o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues.
Os números finais da safra 2010/2011, assim como a primeira projeção para a safra 2011/2012, serão anunciados em coletiva marcada para quinta-feira, dia 31 de março, na sede da Única, em uma coletiva de imprensa, onde todos os meios de comunicações poderão acompanhar as explicações do setor.