A cantora colombiana Shakira entrou com uma ação nas Bahamas contra seu ex-namorado Antonio de la Rúa, a quem acusa de ter se apropriado sem seu consentimento de um total de 6.686.298 de dólares (mais de 14 milhões de reais). A ação foi apresentada a um juizado no dia 31 de outubro de 2012, mas apenas nesta segunda-feira chegou a conhecimento público.
Esta é a resposta da artista à campanha judicial que De la Rúa vem empreendendo sem sucesso para obter participações e bens da cantora após o fim da relação trabalhista, além da pessoal, que uniu os dois por mais mais de uma década.
De acordo com os documentos, os litigantes são as sociedades da cantora Carpe Diem, Light Productions e a própria Shakira, que em conjunto reivindicam de De la Rúa, filho do ex-presidente argentino Fernando de la Rúa, a quantia da qual ele teria se apropriado, além de juros, custos do processo e indenizações. Shakira, hoje casada com o jogador de futebol espanhol Gérard Piqué, com quem tem um filho, acusa seu ex-namorado e ex-empresário de ter se apropriado de um bônus de 2 milhões de dólares, de outro fundo avaliado em 958.476 dólares e da conta de 363.910 dólares de um cartão de crédito, aparentemente gastos em viagens e festas com sua nova namorada.
Ela também reivindica a devolução de 500 000 dólares que, segundo o processo, foram transferidos das contas da Carpe Diem sem o consentimento da cantora para o desenvolvimento do projeto imobiliário Bonds Cay nas Bahamas, do qual Shakira nunca foi sócia.
(Com agência EFE)