O fórum da comarca de Ibitinga estará com o atendimento ao público suspenso a partir da próxima segunda-feira 19. De acordo com o juiz diretor do fórum, Dr. Roberto Raineri Simão, o atendimento ficará suspenso até o dia 30 devido a instalação do processo de digitalização dos processos.
A partir do mês de setembro, todos os processos protocolizados na justiça, na comarca de Ibitinga serão digitais. O uso de papel ainda é válido para os processos em curso, porém os novos processos só serão aceitos se ingressarem digitalmente. Segundo Dr. Roberto, todo os processos em trâmite serão digitalizados, o que levará, segundo o juiz, certa de 4 anos. Ao todo a comarca de Ibitinga possui 24 mil processos em tramitação, sem contar a Vara Criminal e a Vara da Infância e Juventude.
“A dificuldade será maior na implantação do sistema, mas a longo prazo, a digitalização é boa e vem para melhorar os trâmites”, explicou Dr. Roberto. Durante a implantação do PUMA (Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento) dos processos, o atendimento ao público só será em casos urgente, que será avaliado pelo juiz. Nesse período, os prazos processuais serão suspensos e os funcionários do fórum treinados.
Nova era
As comarcas de Bauru, Marília e Pirajuí, também entrarão em recesso neste dia 19, com o mesmo fim da digitalização. O Tribunal de Justiça de São Paulo está implantando este sistema em todo o estado.
Se preparando para a era digital dos tribunais, entre os dias 01 e 04 de julho, um total de 81 advogados de Ibitinga participaram do curso “Processo e Processamento Informatizado”, ministrado na FAIBI (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ibitinga). O curso orientado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi ministrado pelo professor de Direito da Informática, Rofis Elias Filho.
O Tribunal de Justiça já não admite mais o uso de papel em processos tramitados no tribunal na capital. Tanto no TJ de São Paulo, como em outros estados e no Distrito Federal, os trâmites já são sem o uso de papel.