Dados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde revelam que 12% dos brasileiros com mais de 18 anos são fumantes. É a menor taxa registrada desde 2006, quando a pasta começou a acompanhar a prevalência do tabagismo no país. Naquele ano, 15% da população fumava, e a queda do número de fumantes desde então foi de 20%.
A prevalência do tabagismo ainda é maior entre os homens: a taxa de fumantes do sexo masculino passou de 19% em 2006 para 15% em 2012. Já entre as mulheres, esse índice caiu de 12% para 9% no mesmo período.
Esses números fazem parte da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). O levantamento, divulgado anualmente pelo Ministério, coletou informações de 45.400 pessoas com mais de 18 anos de todas as capitais e do Distrito Federal, de julho de 2012 a fevereiro de 2013. Nesta terça-feira, a pasta já havia divulgado os dados da pesquisa referentes à obesidade, hábitos alimentares e consumo de álcool no país.
A capital que apresentou o maior índice de tabagismo foi Porto Alegre, com 18% de sua população sendo fumante. A cidade também foi a capital com a maior proporção de pessoas que fumam 20 ou mais cigarros ao dia (7%). Salvador, por outro lado, foi a capital com a menor prevalência de fumantes (6%).
A pesquisa ainda mostrou que a taxa de fumo passivo também diminuiu nos últimos anos. Segundo o levantamento, a prevalência de fumantes passivos tanto em domicílios quanto no ambiente de trabalho caiu de 12% em 2006 para 10% em 2012.
Veja