Um vendaval, que durou poucos instantes, danificou duas estufas de pimentão. As rajadas de vento destruíram parte da estrutura, a proteção de plástico e os suportes que davam sustentação a estufa. Segundo João Minzoni, proprietário do sitio São João, no bairro rural Monte Alegre, o prejuízo para recuperar as estufas já foram orçados e giram em torno de R$ 25 a R$ 30 mil. A produção também despencou.
O fato aconteceu por volta das 13:30 hs da sexta-feira 23. “Um tipo de redemoinho, bem pequeno, foi crescendo e depois de alto foi em direção da estufa. Ele entrou estourando o arame depois foi para a outra estufa. Foi muito rápido”, explica João Minzoni.
O produtor de pimentão, agora vê a sua produção cair, literalmente. Com 5 mil m² de estufas, a produção era de 200 caixas / mês. Agora, sem a proteção a planta não produz adequadamente. Com o pimentão exposto ao sol e ao tempo, os frutos se queimam e acabam se perdendo. “Dentro da estufa, a produção no regime fechado, a planta vai bem nesta época do ano, diferente da plantação no campo”, explicou Ronaldo Cássio da Silva, genro e membro da administração do sítio. Segundo ele, “a cada dia que passa a perda vai aumentando”.
Devido ao ciclo da planta, mesmo depois que as estufas sejam consertadas, as plantas irão demorar a fornecer o fruto. Os pés de pimentão produzem apenas durante 9 meses. Depois são arrancados e uma nova planta leva outros 4 meses para voltar a produzir, o que aumenta o prejuízo. O produtor já recebeu uma visita do técnico da seguradora e pretende acionar o seguro.