A Vigilância Epidemiológica de Ibitinga registrou na última quarta-feira 18, mais uma suspeita de Gripe H1N1 (Influenza A). A paciente, uma mulher de 31 anos, não corre risco de morte e passa bem após ser medicada com Tamiflu, remédio anti viral usado com prescrição médica em combate a ação do vírus.
O caso ainda não foi confirmado por exame de laboratório, mas nesse ano, dois casos foram conformados e sete casos de suspeitas foram registradas. Os resultados positivos foram registrados no inverno (junho e julho).
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Zeponi, a melhor prevenção ainda são os bons hábitos de higiene, como lavar as mãos. “o vírus é transmitido pelo ar, e levar a mão na boa ao tossir, lavar sempre as mãos com freqüência e evitar locais pouso ventilados, são as melhores formas de prevenir a doença”, explica.
Na região, a gripe H1N1 (Influenza A) causou duas mortes este ano em Araraquara. Em Jaú também ocorreram dois casos em 2013. Em Ibitinga, segundo o SAMS, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu 80% da meta (7.565 doses).