Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Faxina retira 1 tonelada de lixo rios Jacaré Guaçu e Tietê
Integrantes da Associação Nossa Senhora dos Navegantes percorreram rio Tietê e afluente para retirar todo tipo de detrito

Pelo quinto ano consecutivo integrantes da Associação Nossa Senhora dos Navegantes de Ibitinga (90 quilômetros de Bauru) percorreram no último domingo os rios Jacaré Guaçu e Tietê em oito barcos para recolher lixo encontrado nas margens e junto a ilhas. Cerca de uma tonelada foi removida no final de semana.

O grupo saiu do Clube Náutico Isabela, a cerca de dois quilômetros de onde o Jacaré Guaçu deságua na margem direita do Tietê. Com duas equipes eles percorreram até as proximidades da Usina Hidrelétrica de Ibitinga.

A Faxina Ecológica é realizada duas vezes por ano. No domingo completou dez campanhas. Já foram recolhidos em torno de 10 toneladas de lixo, informa Sueli do Carmo Cassiano, presidente da Associação Nossa Senhora dos Navegantes.

No último final de semana foi encontrada até embalagem de soda cáustica, mas em outra faxina ecológica havia embalagens de agrotóxico, alguns com proibição do uso.

Segundo Sueli, já houve ocasião de remover duas toneladas de lixo com participação de 10 barcos. “São cerca de 100 a 220 quilos de lixo retirados por barco. Neste domingo foi a que tiramos menos, não por falta de lixo, é por causa do vento que dificultou o acesso aos locais”, explica.

A presidente da associação declarou que o lixo encontrado nas águas do Tietê e Jacaré Guaçu são atirados em estradas e outros pontos. Com a chuva, os detritos acabam indo para os mananciais por meio de enxurradas. A associação também mantém caminhadas ecológicas para remover lixos das estradas.

A maior parte do lixo é de garrafas Pet, mas já encontrou roda de carro, tambores, tanquinho, geladeira, fogão e móveis. Segundo Sueli, a cada campanha percebe-se que a quantidade de lixo não diminui muito. “É preciso conscientização, não vai adiantar só eu retirar o lixo. Isso é uma gota d’água no oceano. O objetivo é orientar as pessoas a não deixar que esse lixo chegue aos rios”, declara.

A entidade foi fundada por grupo de pescadores que gosta do rio e de preservação ambiental. Também organizam uma vez por ano a procissão de barcos no dia de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada em fevereiro. “A faxina ecológica é apenas uma parte das atividades, também defendemos a manutenção da mata ciliar e a preservação da fauna e da flora”, conta. O grupo também faz plantio de árvores.

O lixo recolhido domingo será destinado pela prefeitura de Ibitinga para um aterro. De acordo com a presidente da entidade, ainda não tem um projeto de reaproveitar esse material recolhido. (Jcnet) Foto:Moacir F.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546