Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
MST invade fazenda União de Agudos e pede desapropriação

Um grupo de famílias de sete assentamentos e de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram, por volta das 6h desta terça-feira (15), a Fazenda União (antiga Fazenda Capivara), localizada na divisa entre os municípios de Agudos e Borebi. Cerca de 200 famílias estão na área.

Segundo coordenadores dos sem-terra, a ocupação faz parte da jornada de outubro e está acontecendo simultaneamente em vários pontos do País.

A fazenda invadida, de acordo com Elizete da Silva, da direção regional do MST, pertence ao Núcleo Colonial Monção, um projeto de colonização do governo federal iniciado em 1910 para imigrantes de várias nacionalidades.

No total, essas fazendas somavam cerca de 40 mil hectares, abrangendo os municípios de Agudos, Lençóis Paulista, Borebi, Iaras e Águas de Santa Bárbara, cujas terras foram ocupadas ilegalmente por proprietários ao longo dos anos.

Ao todo, o Incra já ajuizou cerca de 50 ações, que totalizam aproximadamente 17 mil hectares a serem retomados pela União. O Núcleo é formado por três fazendas: Capim, antiga Capivara e Turvinho. "A Fazenda União está dentro desse núcleo. Já ocupamos outras áreas, a União é a primeira vez que entramos", disse a militante do MST.

A invasão busca o reconhecimento da fazenda como área pública. O MST reivindica a destinação das terras para a reforma agrária. A entrada na propriedade foi pacífica e o caseiro da própria fazenda permanecia no local.

Jcnet

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546