Os cuidados com os possíveis criadores da dengue devem aumentar nesta época do ano. Com o início do período das chuvas, “os cuidados devem ser redobrados”, comenta Silvanete Amaral, do Controle de Vetores. Só em setembro, 04 novos casos da dengue foram notificados pela Vigilância Epidemiológica, mas não foram confirmados. Em 2013, um total de 1.082 casos foram confirmados e 1.610 notificados.
Segundo Silvanete, a prefeitura já concluiu o segundo trabalho de ‘mapeamento’ da dengue, chamado de ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que tem como objetivo identificar os locais da cidade que os mosquitos mais se proliferam. O resultado do último mapeamento ainda não foi divulgado. A Sucem (Superintendência de Controles de Edemias), apontou no estudo, que 82 quarteirões da cidade para a fiscalização de amostragem. No ADL anterior, foi identificado que vasos de plantas, ralos de esgotos, bromélias, folha de bananeiras entre outros, foram os locais mais ‘vulneráveis’ usados como criadouros da dengue.
“A população tem que saber que essa época é a época quem mais vai ter a transmissão da dengue, e temos que evitar”, avaliou o supervisor do Controle de Vetores, Daniedson Silva Lima.
SILVANETE (foto), do Controle de Vetores, explica que um novo ‘mapeamento’ da dengue foi realizado e o resultado vai apontar locais com mais proliferação de larvas