Ibitinga ocupa a 325º posição no Estado e a 1.866º do Brasil no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pelo Sistema Firjan. O índice tem como objetivo, aprimorar a gestão fiscal dos municípios e aperfeiçoar as decisões dos gestores públicos.
O município obteve índice geral de 0.5923 em uma escala de 0 a 1, correspondente ao conceito C entre A e D. O IFGV revelado neste mês foi elaborado tendo como base o ano de 2011. Em relação ao ano de 2010, Ibitinga registrou aumento no índice, quando o município alcançou o índice geral 0.3780, referente a posição nº 608 no estado e 4.452º no país.
O índice é composto por cinco indicadores - Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida – e construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras, declarados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e disponibilizados anualmente.
Região
A maioria dos municípios da região foram classificados no conceito C. Além de Ibitinga, Bocaína, Itaju e Jaú também estão com o conceito C. Itápolis, na 342ª posição do estado e Borborema (489ª), também integram ao time do conceito C.
Iacanca teve o conceito B, com 0.6793 pontos e posição de 132ª colocação no ranking estadual. Bauru e Pederneiras também foram melhor classificados, recebendo o conceito B.
Entre os 629 municípios do estado de São Paulo, 40,4% apresentaram índice geral entre 0,4 e 0,6, (conceito C: Gestão em Dificuldade) como Ibitinga. No país, segundo o Sistema Firjan, 65% dos municípios brasileiros tem gestão fiscal difícil (conceito C), ou crítica (conceito D).