O 1º Festival Cultural Gastronômico do distrito de Cambaratiba, aconteceu no último domingo 10, entre às 10:00 e 14:00 horas, na Fazenda Voltinha. O evento reuniu os formandos do curso de Turismo Rural e ofereceu aos convidados um almoço, na qual, o prato principal poderá representar Ibitinga na área do Turismo Rural.
De acordo com a professora instrutora do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Ângela Barbieri Nigro, a escolha de um prato foi fruto de um resgate histórico no distrito de Cambaratiba, onde os alunos do curso de Turismo puderam identificar algumas potencialidades turísticas, tanto na parte histórica do local, como sua música, seus costumes, inclusive a parte gastronômica. “Durante o ano, um projeto do curso chamado ‘Identificando Cultura’, é feito pelos alunos que, em uma pesquisa, eles vão colhendo a história inteira do local e foi assim que o prato de galinhada foi identificado”, explicou a professora Ângela.
Na degustação do prato do festival, a secretaria de Cultura Eléa Lorenzeti Boca, elogiou os trabalhos realizados pelos alunos e ainda declarou que a cidade de Ibitinga “faltava um prato que representasse Ibitinga na área do turismo, mas que não falta mais”. A afirmação deixou no ar a pergunta se a receita poderá ser incluída no calendário cultural de evento.
Melhoramento da receita
A receita da galinhada teve um novo ingrediente incluído: o palmito pupunha, produzida pela Rigomel. Segundo Angêla, a inclusão se refere há dois tempos da culinária local. Antes, qualquer quintal tinha um galinheiro e as famílias criavam para o próprio consumo. Hoje o distrito de Cambaratiba é um polo da fabricação e distribuição do palmito pupunha, o que acabou transformando a cultura gastronômica do local.