A empresa indiana JBF comunicou, nesta quarta-feira (27), que cancelou oinvestimento de R$ 1 bilhão que faria em Araraquara (SP) com a construção de uma fábrica de material para produção degarrafas pet de cana-de-açúcar. A informação foi confirmada pela Prefeitura da cidade. Em carta, a empresa afirmou também que vai cancelar suas operações no Brasil.
Segundo comunicado enviado ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e ao governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), a JBF Glicols Indústria Química Ltda alega que “eventos adversos imprevisíveis” provocaram o aumento significativo dos custos no projeto. A carta divulgada à imprensa é assinada pelo administrador da JBF, Ivo Pereira de Freitas Filho.
No comunicado, a JBF agradece o apoio oferecido pela Prefeitura ao projeto. A carta também foi endereçada à Agência Paulista de Promoção de Investimento e Competitividade (Investe São Paulo), que intermediou as negociações.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a situação não representa perda para o município, já que o investimento foi anunciado e não concretizado pela empresa. A JBF informou ainda que vai entrar em contato com a administração municipal para agendar uma data para o distrato.
Intenção
O investimento bilionário foi anunciado em 27 de setembro de 2012, após assinatura de convênio entre o Governo de São Paulo e executivos da Coca-Cola e da JBF. A fábrica, que começaria a ser construída ainda no ano passado, geraria 125 empregos diretos e mais de 1,5 mil indiretos.
A fábrica contaria com uma tecnologia feita parcialmente de origem vegetal, que substitui parte do petróleo por componentes extraídos da cana-de-açúcar. Por ser rica nessa produção, a cidade foi escolhida pelos executivos da JBF.
O início da produção estava previsto para o segundo semestre de 2014 e com a nova unidade o Brasil se tornaria o maior produtor e exportador de BioMEG do mundo, com capacidade de produção estimada em 500 mil toneladas/ano.
G1