Alguns dos concertistas mais importantes do País chegam a Araraquara na noite deste sábado para uma apresentação única, permeada pelo encanto da música erudita. O Ginásio do Gigantão será palco para Orquestra Bachiana Filarmônica, do renomado maestro João Carlos Martins, que divide palco com Alunos dos Núcleos de Música Sesi-SP.
A apresentação será às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos são limitados a dois por pessoa e podem ser retirados no Sesi Araraquara, das 9h às 19h. O concerto faz parte do programa “Encontro Musical Sesi-SP”, que levou o evento a nove cidades do Interior de São Paulo.
A Bachiana Filarmônica abre a noite com composições de nomes que vão desde Mozart a Astor Piazzolla — com solo de piano de João Carlos Martins em “Libertango”. Após a interpretação de alguns sucessos da música clássica, a orquestra abre espaço para os alunos dos Núcleos de Música Sesi-SP, sob regência do violinista e educador Ênio Antunes, levando ao público o espírito natalino com canções como “Noite Feliz”, de Franz Gruber.
Orquestra
A Bachiana Filarmônica é formada por 51 músicos jovens e experientes, orientados por professores e artistas conceituados, representa uma das ações mais importantes no apoio à música erudita e no desenvolvimento das carreiras de instrumentistas.
Além de ter conquistado os quatro cantos do Brasil, a orquestra também já participou de quatro concertos em renomados templos da música mundial, como o Carnegie Hall e Lincoln Center, em Nova York.
Seu maestro, o pianista João Carlos Martins, começou os estudos ainda na infância, quando seu pai comprou um piano. Mais tarde, estudou no Liceu Pasteur e teve aulas com José Kliass, o maior professor de piano da época.
Gravou a obra completa de Bach e tocou com as maiores orquestras norte-americanas, mas teve sua carreira quase interrompida após romper um nervo durante um jogo de futebol. Apaixonado pela música, ele driblou todas as dificuldades que apareceram e aprendeu a tocar os instrumentos e reger com um estilo único.
(Tribuna Impressa)