O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) será instalado em Ibitinga no dia 18, às 14:00 horas. A cerimônia de inauguração irá acontecer no plenário da Câmara Municipal, e espera-se a presença do atual presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori.
De acordo com Osmar Botelho, que irá integrar o colegiado de administração do centro, o Cejusc “é um modelo novo de solução de conflitos”, disse.
As instalações do novo serviço do judiciário começou na segunda-feira (09), no prédio onde funcionou o Cartório Eleitoral, que este foi transferido para a rua 7 de setembro, 458, onde funcionou o antigo no órgão do Ministério do Trabalho.
No Cejusc o cidadão pode tentar resolver seu conflito por meio de um acordo com a outra parte. O local receberá demandas pré-processuais (casos que ainda não chegaram à Justiça) e também processuais (que já têm ação judicial em andamento) nas áreas cíveis, de família e fazenda pública. Não há limite de valor da causa. O Centro promove a audiência com conciliadores e mediadores capacitados pelo TJSP e sob a orientação e supervisão de um juiz coordenador. O setor também presta serviços de atendimento e orientação de problemas jurídicos ao cidadão.