Na terça-feira, 5 de agosto, das 15h às 17h, o Sebrae-SP Araraquara leva para Ibitinga a palestra gratuita "Tendências e Inovações para Alimentação Fora do Lar", que oferece dicas e orientações na gestão de bares, restaurantes e similares, a partir de assuntos que impactem no aumento do faturamento e na redução de custos de maneira sustentável dos empreendimentos gastronômicos. O segmento responde por 27,5% do setor de serviços com 3.027 estabelecimentos na região.
A palestra integra o programa Receita de Sucesso, que incluirá na programação para o segmento, temas de gestão de recursos humanos e atratividade do cardápio. Na palestra, os participantes terão oportunidade de saber mais sobre as transformações que restaurantes, panificadoras, marmitarias, bares, pizzarias e lanchonetes passaram nos últimos anos para atender a uma clientela cada vez mais diversificada e exigente.
"Embora o setor esteja em franco crescimento e seja o que menos tende a sentir os impactos de crises, a concorrência é acirrada e o nível de exigência dos clientes é cada vez mais alto. Por isso, o empresário precisa se atualizar, inovar e garantir a qualidade para se manter competitivo", afirma a consultora do Sebrae, Patricia Ferrari Peceguini.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelos telefones da Associação Comercial e Industrial de Ibitinga 16 3342-5000 (falar com Melissa) ou do Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de Ibitinga: 16 3342-7194 e 16 3342-7198. O PAE de Ibitinga fica na Avenida Engenheiro Ivanil Francischini, 5.207, no Parque Minzoni, com atendimento de segunda à sexta, das 8h às 17h30.
Esta é uma iniciativa do projeto Empreender, parceria entre Sebrae nacional, Sebrae-SP, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Associação Comercial e Industrial de Ibitinga. O objetivo é fortalecer as micro e pequenas empresas, reunindo empresários que atuam no mesmo segmento no município nos chamados núcleos setoriais. Na região, o Empreender abrange as cidades de Araraquara, Matão, Ibitinga e Tabatinga.
Crescimento do setor
Atualmente, mais de 34% das refeições dos brasileiros acontecem fora de casa, em mais de 1,5 milhão de estabelecimentos espalhados pelo país. O crescimento do mercado de alimentação fora do lar se deve ao aumento da renda da população alinhado ao surgimento da nova classe C, que representa 54% da população. Também influenciam o crescimento do setor, o nível de desemprego, que se mantém abaixo de 6% e o novo hábito do brasileiro em fazer as refeições fora do lar. Esse avanço também é determinado pelos fatores de crescimento da população maior de 60 anos (14 milhões de brasileiros), pessoas portadoras de necessidades especiais (45 milhões) e até mesmo de clientes com preferências distintas por alimentos – como as 17,5 milhões de pessoas vegetarianas no país.
SERVIÇO
"Tendências e Inovações para Alimentação Fora do Lar"
Gratuito
Data: 5 de agosto
Horário: 15h às 17h
Local: Rua José Custódio, 593 - Shopping São João - terceiro piso, sala 23.
Informações e inscrições: ACI 16 3342-5000 (falar com Melissa) / PAE - 16 3342-7194 e 16 3342-7198.