Segundo dados do Posto de Sementes de Ibitinga, o mês de janeiro deste ano está sendo o mais seco desde 1994, quando o órgão começou a registrar as quantidades de chuva. Este primeiro mês deste ano, a quantidade de chuva foi de 46,5 mm, a mais baixa já registrada desde outubro de 1994. Em janeiro de 1995, as chuvas registraram uma quantidade de 79,5 mm.
Segundo o técnico agropecuário Luiz Carlos Sabadini, que acompanha diariamente o volume de chuvas, o mês de janeiro mais chuvoso do município foi do ano de 2007, quando choveu 521,5 mm. Segundo Luiz, o volume das chuvas deste ano estão muito abaixo da média já registrada. “Em médias, o mês de janeiro acumula de 250 à 300 milímetros”, explica.
A população não é a única vítima das faltas das chuvas. A agricultura, que depende diretamente de um grande volume de chuva, fica preocupada com os prejuízos. Para se ter ideia, para um bom desenvolvimento da atividade agrícola, é necessário uma chuva de 30 mm para molhar bem a terra, isso em um volume de no mínimo, de uma vez por semana.