Um projeto de lei, proposto na Câmara Municipal na semana passada, prevê o plantio de árvores nativas nas nascentes de córregos do município. Segundo o autor do projeto, o vereador Gumercindo José Rossato Bernardi, Ibitinga possui aproximadamente 300 nascentes, segundo o mapa de estradas rurais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). A quantidade de nascente, permitiria um plantio de até 79 hectares de mata ciliar, o dobro da área plantada hoje no município, segundo o vereador.
Segundo Gumercindo, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente possui um programa similar, que obriga os municípios interessados em participar, tornarem o programa em projeto de lei. “Se aprovada a lei não seria nada obrigatório. A ideia é fazer plantio nas nascentes, com a ajuda dos produtos rurais”, comenta. Ainda Gumercindo informa que o projeto inclui a possibilidade da população fazer a doação das mudas, através da Secretaria de Agricultura de Ibitinga, que iria gerenciar o programa e adquirir as mudas em viveiros da região. “Um cadastro iria registrar o produtor rural interessado e também os doadores”, comenta.
O projeto de lei, apresentado na Sessão Legislativa da última terça-feira 18, foi encaminhado para a comissão de Justiça e Redação da Câmara, sem prazo para ser avaliado e inserido na pauta de votação. Em Ibitinga, o viveiro municipal produz atualmente 15 mil mudas por ano.
Foto: Ilustração da Internet