A safra 2014/2015 de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil deve terminar em meados de novembro, entre 20 e 30 dias antes do usual, disse há pouco ao Broadcast o presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari. "O encerramento da temporada se concentrará no meio de novembro. Normalmente, as usinas começam a desligar as máquinas só no fim daquele mês", afirmou.
O término antecipado do atual ciclo está relacionado à severa estiagem no início do ano, que prejudicou o desenvolvimento dos canaviais e afetou a disponibilidade de matéria-prima para moagem. A própria Datagro, por exemplo, estima processamento de 560,5 milhões de toneladas no Centro-Sul, principal região produtora do País, em 2014/2015, volume 6% menor na comparação com 2013/2014. O presidente da consultoria ponderou, contudo, que o término da safra vai depender, também, do volume de chuvas ao longo do segundo semestre.
Ainda há a perspectiva de El Niño nos próximos meses, fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico e que provoca precipitações acima da média no Sul do Brasil. Como o corte de cana no País é cada vez mais mecanizado, as chuvas acabam por atrasar os trabalhos de campo, retardando o desenrolar do ciclo.
Ainda segundo a Datagro, a produção de açúcar em 2014/2015 deve cair 5,8%, para 32,3 milhões de toneladas. Já a de etanol deve diminuir 8,5%, para 23,39 bilhões de litros, dos quais 11,60 bilhões de litros serão de anidro e 11,79 bilhões de litros, de hidratado.
Globo Rural