O auditório da Assari (Associação de Artes de Ibitinga), recebeu no último dia 04, às 20:00 horas, o palestrante, Fábio Manfrinato, que é deficiente físico, vereador em Bauru e penta campeão mundial na modalidade luta de braço. Fábio superou sua limitação física e hoje é um defensor na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo da palestra, segundo a organização do evento, foi mostrar as melhorias e projetos que vêm sendo desenvolvidos na sociedade, tanto como forma de conscientização da população, como na forma de inclusão social. O ingresso foi um produto de limpeza, que será doado para a APAE. O palestrante abordou questões sobre o problema e apontou diversas maneiras de iniciar um trabalho de mudança.
Ao todo 97 pessoas assistiram a palestra, entre educadores, portadores de necessidades especiais e cidadãos, também estiveram presentes, a vice-prefeita Cristina Arantes, o Secretário de Trânsito Tecnologia e Segurança Pública, Dr. Donizete José Pinezi, o Secretário de Obras, Ciro Rogério Dal' Acqua, e o vereador Antônio Esmael Aves Mira.
O projeto
A ação foi proposta pelos Rotaracts Clubs das cidades de Ibitinga, Itápolis e Novo Horizonte. Em Ibitinga a cerca de um mês, membros do Rotaract vêm realizando diversas entrevistas e vídeos com pessoas portadoras de deficiência, mostrando as dificuldades que elas encontram no seu cotidiano, para se locomover diante das barreiras físicas e culturais impostas pela sociedade. Segundo Natália Galice Chies, presidente do Rotaract Club de Ibitinga, agora um vídeo da palestra e dos problemas apresentados na cidade, serão editados e enviados para o Canadá, em um intercâmbio de experiências.
“A gente acredita que no Canadá tem muito mais pontos positivos que negativos em relação a acessibilidade. Essa troca é uma forma de integração para a gente pegar o que tem de positivo, ideia é trazer algo para sempre estar melhorando a acessibilidade para o deficiente físico”, explicou Natália.
Foto: Cidade Noturna / João Rodrigues