A Associação dos Produtores Rurais de Ibitinga pretende realizar em parceria com a CATI, um curso sobre o cultivo de cenoura, cebola e beterraba. Segundo o presidente da associação, João Minzoni, o objetivo do curso é fortalecer o produtor local. “Nós precisamos ter uma variedade maior de cultivos. Alface e tomate já tem quem plante, agora o objetivo é trazer cursos para que o produtor possa escolher outras culturas”, explicou.
A decisão do curso foi tomada junto aos produtores associados, na noite da última quarta-feira 11, na sede da associação. Uma votação revelou o desejo da grande maioria no cultivo das três culturas. O engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Carlos Roberto Malosso, acredita que diversificando a produção do agronegócio no município irá gerar mais oportunidade de negócios e renda para o produtor rural. “Estamos tentando diversificar os cultivos porque no mercado, temos pouca tradição nestes cultivos em que o curso será voltado. A ideia é agregar valor para o produtor ter uma renda maior”, explicou. O engenheiro, que atende os produtores na Casa da Agricultura, ainda lembra que na medida que o município vai tendo produtores de diversos cultivos, “vai atendendo a demanda e o mercado consumidor”, explica. O presidente João Minzoni lembra que toda a cenoura, por exemplo, que entra em Ibitinga, é comercializada pelo CEASA, tendo nenhum produtor do município que possa oferecer este produto.
Cursos
O curso será ministrado no mês de julho. Outros cursos de capacitação de manejo já foram ministrados para os associados, entre os mais recentes, um sobre a aplicação de agrotóxicos, ministrados em 3 dias, e outros sobre cultivo de folhosas, ministrado em um dia, já foram oferecidos para os associados.
O curso também é aberto para qualquer produtor do município e da região. Para saber mais sobre esta oportunidade ou para fazer reservas, ligue (16) 3342-2133.
NA FOTO, O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO, João Minzoni, o engenheiro da CATI, Carlos Malosso e o secretário da Associação Roberto de Jesus Rodrigues