A vacina de prevenção da gripe, antes distribuída somente a um grupo prioritário, será aplicada em toda a população que quiser evitar a doença em Araraquara. Pelo menos 15 mil doses estão disponíveis nas unidades de saúde dos bairros, e também no Sesa (Serviço Especial de Saúde).
A medida é uma extensão da Campanha Nacional de Vacinação, que até agora não atingiu a meta de imunizar 80% do público-alvo: idosos, crianças com até 2 anos, gestantes, servidores da saúde entre outros.
Segundo a enfermeira Fernanda da Silva Vasconcelos, uma das responsáveis pela unidade de saúde do Jardim Roberto Selmi Dei, a medida pode fazer com que mais pessoas se previnam da doença. “É importante tomar a vacina, por isso a todas as pessoas que vêm ao posto nós oferecemos a dose”, explica.
Em clínicas particulares de Araraquara, a dose custa, em média, R$ 50.
Sem restrições
A medida de imunizar a população em geral é em acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Como a vacina é feita para os vírus circulantes este ano, doses que não forem usadas terão de ser descartadas. A vacinação é indicada para qualquer pessoa. Apenas alérgicos a ovos é que não devem tomar a dose.