A atividade física, quando feita em baixo da água dá uma sensação de leveza. Como a água é 12 vezes mais resistente que o ar, os exercícios praticados em seu interior tornam-se mais pesados. Porém, como o seu corpo fica 90% mais leve dentro da água, parecem bem mais leves. Com isso, seus músculos ficam mais fortes e tonificados e a perda de calorias é maior, mas ela não foi inventada por isso. “A hidroginástica é uma aula para pessoas que devem evitar impactos, por lesão ou praticantes da terceira idade”, revela a professora de educação física do CBI, Venessa Corneta. Mesmo assim, cada aula de 50 minutos, pode queimar até 400 calorias.
A hidroginástica, como o próprio nome diz, é a ginástica praticada na água. O conselho para quem não sabe nadar é: 'não se aterrorize'. Na maioria dos clubes, a água da piscina chegará no máximo até os ombros dos participantes. Portanto, não haverá perigo de afogamento. Além disso, o professor estará sempre por perto e não deixará com que nada de ruim aconteça.
Benefícios da Hidroginástica para a Saúde
Além de promover a perda de peso, e fortalecer os músculos, a hidroginástica traz vários benefícios para a sua saúde: ela aumenta o metabolismo e a elasticidade, melhora a circulação sanguínea, causa menos impacto nas articulações, melhora a capacidade respiratória e ajuda a levantar o astral, pois é divertida. Assim, a concentração torna-se melhor, assim como o sono e o relaxamento.
E para melhorar, você sai da piscina sem um pingo de suor e sem aquela sensação de fadiga comum em outras atividades aeróbicas como a corrida e a bicicleta.