Os agricultores familiares contrataram R$ 8,3 bilhões nas diversas linhas de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nos três primeiros meses da safra 2014/15 (julho a setembro). O valor é 33% superior ao contratado no mesmo período da safra anterior, informa o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
No ano passado, o volume contratado cresceu 30% em relação ao período anterior, informa em comunicado o ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller. O número de acordos efetivados entre julho e setembro de 2014, em todo o país, foi de 612.708 contratos. No mesmo período da safra passada, foram 575.226 financiamentos, o que corresponde a um crescimento de 6,5%.
Investigação
O MDA está investigando possíveis irregularidades em financiamentos do Pronaf, que é alvo da Polícia Federal. O Ministério está ouvindo agricultores da região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, durante esta semana, para decidir que ação tomará envolvendo os 6,5 mil contratos do Pronaf.
A investigação da Policia Federal começou em 2012 e aponta que entidades ligadas ao movimento dos pequenos agricultores recebiam o beneficio do Pronaf através de procurações e não repassavam aos produtores.
Rural BR