Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Crescem os números da Raiva Bovina em Ibitinga e região
Já são três casos em Tabatinga e dois em Ibitinga. Orientação para criadores é vacinar animais e vistoriar a propriedade

  Na última semana mais duas colônias de morcegos foram descobertas em Ibitinga, nos bairros Serrinha e Coqueiros. O Sindicato Rural vem recebendo notificações de animais mordidos também em outros bairros como o Pantaninho e o Bairro Rui Barbo em Itajú, e orienta os produtores a permanecerem atentos e continuarem informando a situação em suas propriedades.

  Segundo o veterinário do sindicato, Mauro Figueiredo, o mais importante agora é que os produtores de Ibitinga e toda região vacinem todos os animais, pois há muitos casos de mordeduras nos municípios próximos. “É importante também, ao se deparar com uma colônia, entrar imediatamente em contato com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que possui uma equipe treinada para manusear o animal”, enfatiza o veterinário.

  No caso de acidente no contato com morcegos ou com animais que estejam com suspeita de raiva, a orientação é procurar imediatamente a Vigilância Epidemiológica (VE), do Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS). “Não se deve manipular o animal, pois o ser humano é muito passível de contrair o vírus. É necessário chamar um técnico”, diz Simone Zeponi, que integra a equipe da vigilância (VE).

Sobre a Raiva

  A raiva é uma doença causada por vírus que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem. É um risco à saúde pública e provoca graves prejuízos à pecuária. O principal transmissor para os herbívoros (animais que se alimentam de plantas) é o morcego hematófago (morcegos que se alimentam de sangue) da espécie Desmodus rotundus.

 Sintomas

   Os principais sintomas são mudança de comportamento, dificuldade de se alimentar e salivação excessiva, falta de coordenação motora, andar cambaleante, paralisia progressiva, decúbito (deitado), asfixia e morte, que ocorre geralmente entre 3 a 6 dias após o início dos sinais. Uma vez iniciados os sinais clínicos da raiva, nada mais resta a fazer, a não ser isolar o animal e notificar a Defesa Agropecuária para coleta de material para diagnóstico.

  A melhor forma de prevenir é através da vacinação, que pode ser feita em bovinos, equídeos, ovinos e caprinos acima de três meses de idade, e principalmente em propriedades onde os animais são mordidos por morcegos hematófagos. Os animais vacinados pela primeira vez devem receber outra dose de reforço após 30 dias. Nos municípios que ocorrem casos de raivas frequentemente, o rebanho deve ser vacinado pelo menos uma vez ao ano.

 A Defesa Agropecuária deve ser informada se na propriedade rural houver animais com suspeita de raiva, mordidos por morcegos ou possíveis abrigos de morcegos hematófagos (como casas abandonadas, porões, bueiros, cavernas e outros). A forma mais fácil de identificar uma colônia de morcego hematófago é observando as fezes desses animais no chão, elas tem aspecto de sangue digerido e cheiro forte.

Região

 Na região, foram encontrados focos em Araraquara (03), Boa Esperança (03), Descalvado (01), Guariba (02), Ibitinga (02), Monte Alto, (04), Ribeirão Bonito (04), São Carlos (03) e Tabatinga (03). Todos confirmados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

 Mais informações:

   Escritório de Defesa Agropecuária de Jaboticabal | (16) 3203-3900 e 3202-3574 Sindicato Rural: (16) 3342-2435 | Vigilância Epidemiológica: (16) 3352-7080 | Controle de Zoonoses: (16) 3342-2281.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546