Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Dia de Campo em Tabatinga reuniu mais de 150 produtores
Palestras e demonstrações ajudaram a tirar dúvidas e informar produtores

  Na última terça-feira, 21 de outubro, foi realizado em Tabatinga o Dia de Campo Ambiental, com o objetivo de atualizar produtores e empreendedores rurais, associações, cooperativas e lideranças ligadas ao agronegócio regional. Ao todo 156 pessoas participaram do encontro, que durou o dia todo.

  A programação teve início com o credenciamento dos participantes e um café da manhã. Na primeira palestra, com o pesquisador Wilson Tadeu Lopes, da Embrapa Instrumentação, foram abordadas questões relativas ao tema “Fossa Séptica Biodigestora”. Na segunda palestra, ministrada pelo assessor da presidência da Faesp /Senar, Gilmar Ogawa, foram tratados questionamentos acerca do Novo Código Florestal e do CAR.

  As ações práticas foram realizadas no período da tarde, também por Ogawa e, incluíram os temas: “Remanescentes de vegetação nativa”; Áreas de Preservação Permanente; Áreas de uso restrito; Áreas consolidadas e localização da Reserva Legal.

 O evento foi uma realização do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SR); Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae-SP, por meio da sua unidade regional em Araraquara. Contou também com o apoio de Prefeitura Municipal de Tabatinga; Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e Embrapa Instrumentação.

  “Sabemos que há um processo contínuo de aperfeiçoamento das questões ambientais e de sustentabilidade no Brasil e no mundo. São informações complexas, que necessitam de inúmeras discussões, por isso, o propósito dessa ação integrada é unir forças é levar esse conhecimento ao  produtor rural de forma simples e prática”, explica o consultor de agronegócio do Sebrae-SP Araraquara, Luiz Felipe Cavallari.

  Para o prefeito de Tabatinga, Rafael Jacob, que prestigiou o evento, este tipo de ação é muito importante para o produtor. “Muitos não tem o conhecimento da legislação e não vão atrás, por isso, esses eventos de caráter informativo cumprem a finalidade de especializar o produtor para o dia a dia, mesmo em coisas simples, mas que fazem com que ele se enquadre na legislação”, enfatiza.

 Rafael Aparecido Bochieiro, presidente da Câmara de Vereadores de Tabatinga e citricultor, afirma que iniciativas como estas são interessantes “As informações sobre o uso da água e sobre fossa séptica esclareceram muitas dúvidas, no entanto, é preciso se aprofundar mais sobre o Código Florestal, pois é um assunto muito complexo”, apontou. Eduardo Jorge, produtor de cana-de-açúcar e legumes, também achou importante a realização do evento, mas gostaria que durasse mais tempo. “A iniciativa foi muito importante, porque devemos dar mais atenção a questão ambiental, e o Dia de Campo foi excelente, mas seria necessário mais um dia para tirarmos todas as dúvidas, pois o tempo foi curto, principalmente para a aula prática”, concluiu.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546