Pindorama é um dos municípios de São Paulo escolhidos para receber o CINESOLAR, primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes. O projeto, patrocinado pelo Grupo CPFL Energia, conta com o apoio da CPFL Cultura e integra a programação do Circuito de Arte e Cultura CPFL. Em Ibitinga, a apresentação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Na quinta-feira, dia 30, acontece uma exibição gratuita e aberta ao público do filme “Tainá – A Origem”, de Rosane Svartman, às 20h, na Praça Rui Barbosa, em frente à Igreja Matriz, centro.
“O CINESOLAR é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona por meio de energia renovável, alinhado com a sustentabilidade do Grupo CPFL, e até dezembro deste ano, serão 47 apresentações gratuitas de curtas e longas-metragens brasileiros para várias cidades paulistas da área de concessão das distribuidoras da empresa.”, destaca Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da CPFL Energia.
Além de ser capaz de gerar a energia para projetar os filmes, o CINESOLAR leva toda a estrutura necessária para realizar as sessões de cinema, desde telão até cadeiras para o público. O projeto exibirá um filme nacional diferente a cada mês. Para outubro, a produção escolhida é “Tainá – A Origem”, terceira da franquia cinematográfica que traz as aventuras da índia Tainá e de seus amigos em plena Amazônia.
“Buscamos sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas à arte e, principalmente, à sustentabilidade. Procuramos levar estes conceitos para diversos lugares e apresentar o CINESOLAR como uma proposta prática de ação sustentável e de democratização do acesso à cultura.”, diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pela iniciativa.
Serviço:
Projeto CINESOLAR em Ibitinga
Data e horário: quinta-feira (dia 30 de outubro), às 20h
Local: Praça Rui Barbosa (em frente à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus) - centro
Entrada: gratuita
Obs.: Caso chova, a sessão acontecerá no salão paroquial da Igreja (mesmo endereço)
--
Sobre o filme “Tainá – A Origem”
A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vitima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá (WiranúTembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.
Gênero: Aventura
Direção e roteiro: Rosane Svartman
Elenco: WiranuTembé, Nuno Leal Maia, Gracindo Jr.
Duração: 80 min
Classificação: Livre
Sobre o CINESOLAR
A iniciativa é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil. O CINESOLAR ainda conta com o apoio da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países. Além das sessões sustentáveis de cinema, o projeto brasileiro ainda promove oficinas de sustentabilidade - música orgânica e ecografite - voltadas para crianças e adolescentes e apresentações artísticas.
Mais informações: www.cinesolar.com.br