No último dia 05 o Museu Municipal Duílio Galli, completou 43 anos de vida. O museu foi inaugurado no dia 05 de dezembro de 1971. Cerca de 130 obras foram doadas por diversos artistas, entre eles alguns famosos, como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Aldemir Martins, Paulo Menten, entre outros. Na inauguração do museu, um folder com os nomes dos artistas doadores foi confeccionado e doado aos presentes. Na ilustração, mais de 90 artistas são relatados. “Naquela época eu trabalhava intensamente e estava constantemente em exposições, como a Bienal Internacional de São Paulo, entre outras. Foi assim que eu ia pedindo para os artistas e eles foram doando para montar o museu”, explicou Duílio Galli, em 2012, quando em setembro daquele ano, no dia 20, doou mais 07 obras de sua coleção para o museu (foto).
A inauguração do espaço ocorreu na rua José Custódio, em prédio próximo a prefeitura, intitulado como Museu Municipal. Mais tarde, através do decreto nº 439, em 10 de outubro de 1974, o museu passou a ser denominado 'Museu e Arquivo Histórico Municipal Duílio Galli'. Hoje o museu está localizado na rua Capitão Felício Salomão Racy, 791.
Obras e doações
Duílio é pintor, escritor e cinegrafista. Ele reuniu as obras para o acervo do museu, e foi homenageado 'cedendo' o nome ao local cultural. As últimas doações foram de obras que já foram expostas em outros salões de exposições, mas agora fazem parte do acervo do museu, que aliás, já recebeu outras doações dos trabalhos realizados pelo artista Duílio Galli.