O número de incêndios em Ibitinga no ano passado aumentou 56,13%, em relação ao ano anterior. Em 2013 o Corpo de Bombeiros atenderam 212 ocorrências, contra 331 durante todo o ano de 2014. Só no primeiro semestre de 2014, os incêndios aumentaram em 61,45 %, segundo dados divulgados em nota pela corporação.
Entre os fatores que contribuíram para o aumento foi o grande período de estiagem, que transformou o ano de 2014 como o período com maior carga de incêndios. De 1º de janeiro até 31 de julho daquele ano, 187 incêndios foram registrados em Ibitinga, quase a soma total do ano de 2013, quando foram atendidas 212 ocorrências. Muitos dos casos de incêndios poderiam ser evitados pela população. Entre os casos de maior 'descuido' são os incêndios de vegetação. Uma cultura errada de eliminar sujeira com fogo, ou de renovação de pastos, acabam gerando incêndios descontrolados. Propriedades rurais sem 'aceiros' (faixa limpa, sem vegetação em divisas das propriedades), permitem que o fogo se alastre. Este crime ambiental acontece com frequência na vegetação no bosque do Jd. London Park. O local já foi incendiado por mais de 20 vezes nos últimos anos.
Incêndios em Indústrias
Dois grandes incêndios (que poderiam ser evitados) ocorreram em indústrias em 2014. Para reduzir este 'prejuízo', as atividades de prevenção realizadas pela Área Técnica do Corpo de Bombeiros aumentaram em 33% o número de vistorias realizadas no comércio e em indústrias, chegando a 1.223 vistorias.
Desde 2012, quando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado no município a fim de regularizar o meio ambiente contra incêndios do setor fabril, os departamentos técnicos dos bombeiros trabalham para garantir um local seguro nas empresas. Inúmeras empresas não possuíam condições seguras contra incêndios, previstas com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que certifica que as instalações das empresas passaram por vistoria técnica dos bombeiros, e está adequada contra incidentes.
Somadas, todas as ocorrências atendidas pela corporação teve um aumento de 4,5% em 2014, segundo dados do Corpo de Bombeiros de Ibitinga.