Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Esgoto prolifera aguapés, diz Cetesb
Rios e afluentes do Tietê têm déficit em seus sistemas de tratamento de detritos domésticos

  O esgoto carreado pelos rios das bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e do Alto Tietê é a principal causa da proliferação de aguapés no reservatório de Barra Bonita, informou ontem a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A planta aquática cobre grandes extensões da represa formada pela barragem do Rio Tietê e prejudica as atividades de pesca e do turismo fluvial. De acordo com a Cetesb, os esgotos não tratados são fontes de nutrientes como nitrogênio e fósforo, responsáveis pela floração de algas e desenvolvimento massivo de plantas aquáticas como o aguapé.

   Em Ibitinga e Bariri, o problema também ocorre. Com o calor intenso a proliferação aumenta, o que atrapalha a navegação. Com a escassez das chuvas no ano passado, o sis-tema hidroviário do rio ficou em alerta por dois motivos: baixo nível do leito do rio, e ainda a proliferação dos aguapés. Em Ibitinga a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA), que será inaugurada talvez este ano, amenizará o problema.

 

Água de péssima qualidade

 

   Análises de amostras colhidas em novembro de 2014 em quatro pontos do reservatório de Barra Bonita, indicaram o Índice de Qualidade da Água para Proteção da Vida (IVA) variando entre ruim e péssimo. O índice indica que a qualidade da água está no limite para manter vivos os peixes. Um dos fatores que influenciaram o IVA foi a alta concentração de nitrogênio e fósforo provenientes dos rios formadores da represa: o Tietê e o Piracicaba. Segundo a Cetesb, esses rios e alguns de seus afluentes ainda têm déficit em seus sistemas de tratamento de esgotos domésticos. (Com informações do Jornal da Cidade de Bauru).

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546