Um programa de mapeamento via GPS de todas as estradas rurais de Ibitinga está em estudo. Na terça-feira 19, uma reunião entre representantes do Sindicato Rural de Ibitinga, a Polícia Militar e o prefeito Florisvaldo Fiorentino, levantou a possibilidade da instalação do 'GPS Rural', que pode cadastrar cerca de 1,2 mil propriedades rurais e 686 km de estradas. Ao preço aproximado de R$ 120 mil reais, uma empresa promete criar um banco de dados on-line de todas as estradas do município, além de identificar as propriedades dividindo por setores, e número. A ideia é facilitar a localização e a mobilidade dos policiais da Ronda Rural, bombeiros, unidades de saúde, entre outros serviços públicos.
A ideia é simples. Através do GPS, o usuário pode saber sobre as estradas, onde tem um mata-burro, ponte, riacho, curvas, entre outras características, por exemplo. Ainda o sistema permite saber onde estão localizadas cada propriedade, pelo número e área. Para isso o aparelho, instalado em cada viatura, mostra o caminho mais fácil a seguir. Outro recurso são placas que podem ser instaladas nas entradas de sítios e fazendas. O GPS Rural já foi implantado em cidade como Barretos e Assis.
Viabilidade
De acordo com o prefeito, um corpo técnico irá avaliar o programa e de onde irá sair a verba, que provavelmente, poderá ser da Secretaria de Trânsito e Tecnologia. Ainda nas próximas reuniões, mais dados técnicos serão apresentados.
Ronda Rural
“Acho o projeto muito interessante, o monitoramento. Depois que o crime aconteceu, não dá pra fazer mais nada, mas com o cadastra-mento, a comunidade rural pode ter uma sensação maior de segurança”, explicou o prefeito Florisvaldo Fiorentino, durante a reunião no seu gabinete. Sob a ótica da Segurança Pública, “em primeiro lugar, facilita as viaturas a chegarem aos locais solicitados mais rapidamente, e em segundo, o próprio infrator vai se inibir, porque ele irá saber que o local terá uma rápida localização dos policiais”, explicou o 1º Tenente PM Lúdio Eduardo Veludo.
“O reflexo sobre o tema foi muito bom, tanto que possibilitou a instalação da Ronda Rural na época”, lembrou o vereador Gumercindo Jo-sé Rossato Bernardi, presente na reunião, esclarecendo que a implantação da Ronda Rural em Ibitinga, que existe desde 2002, foi fruto da preocupação com a comunidade rural. O patrulhamento da área rural existe, mas a esperança é que ele seja intensificado. Para acionar a Ronda Rural, ligue: (16) 3342-0190.