Em Ibitinga o mapeamento já foi finalizado este mês, e foram mapeados 3.675 hectares em cerca de 120 propriedades, segundo o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura). Agentes de pesquisa estão mapeando pomares de São Paulo e do Triângulo Mineiro para identificar tamanho, idade e variedade dos pomares de laranja.
O censo do parque citrícola irá ser-vir de base para o trabalho de estimativa de safra de laranja, que será feita por amostragem, com árvores sorteadas de acordo com variedade, região e idade. As plantas serão derriçadas, ou seja, terão os frutos colhidos antecipadamente, com autorização do citricultor, que será reem-bolsado pelos frutos colhidos. A estimativa oficial de safra será divulgada no mês de maio, com reestimativas em setembro e novembro.
O censo da citricultura que está sendo realizado pelo Fundecitrus já percorreu 315 mil quilômetros entre os estados de São Paulo e Minas Gerais mapeando os pomares de laranja. Após dois meses de pesquisa foram mapeados 182 mil hectares de citros, em 4. 759 propriedades e 202 municípios. Destes 75 já foram finalizados e outros 127 ainda estão em andamento. O trabalho envolve 43 agentes de pesquisa.