O Departamento de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo registrou uma perda de 133.986 pés de laranja na citricultura de Ibitinga, no segundo semestre de 2014. Os dados são oriundos de relatórios sobre o Cancro Cítrico & Greening entregues ao departamento até o último dia 15 de janeiro pelos produtores rurais ibitinguenses.
Os dados revelam ainda que dos quase 134 mil plantas que foram eliminadas, destas, 30.275 foram erradicadas por que abandonaram o cultivo da laranja. Outras 24.480 plantas foram arrancadas por causa do greening. Um total de 79.131 plantas foram eliminadas das propriedades rurais de Ibitinga por 'outros motivos'.
Segundo dados do departamento, apenas 12.134 plantas foram replantadas neste cenário de erradicação do cultivo. Ainda, o engenheiro agrômomo Euclides de Lima Moraes Filho, Diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal, revelou que os números da citricultura de Ibitinga acima apresentados, fazem parte de uma soma de “153 relatórios com os seguintes dados mais expressivos”, comentou em nota. Ao todo Ibitinga possui 1.523.906 plantas.
Censo
Um censo da citricultura foi finalizado neste mês em Ibitinga. O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) mapearam em Ibitinga 3.675 hectares de áreas produtoras da laranja em 120 propriedades. O resultado do censo será divulgado em maio, e é realizado para identificar dados reais, como tamanho, idade e variedade, dos pomares do cinturão citrícola que envolve os estados de São Paulo e Minas Gerais.