Foi publicada no Diário oficial do último dia 05 de fevereiro a aprovação do projeto de Galpão do Agronegócio, apresentado pela Associação dos Produtores Rurais de Tabatinga (APROTABA), e que vai propiciar a criação de um Centro de Distribuição de produtos dos associados.
O projeto levou em consideração a busca de alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos produtores na comercialização de seus produtos. Desenvolvido por representantes da CATI, os agrônomos Aldomiro Catalano Filho, Evandro Domingues Fernandes e Adriana Amaral Oliveira Bueno, com o apoio do técnico agrícola do Sindicato Rural, Valdecir Vasconcelos e a consultoria de um profissional especializado.
“Buscando atender o objetivo principal do programa, a melhoria no acesso a mercado, foi apresentado um projeto visando à colocação e comercialização dos produtos dos associados diretamente nos mercados consumidores, eliminando, se não total-mente ao menos em grande parte os atravessadores”, explica o Secretário da Agricultura de Tabatinga, Carlos Vagner Aravechia.
A Prefeitura Municipal de Tabatinga, por meio do prefeito Rafael Jacob Camargo, cedeu em comodato o Galpão de Agronegócios à APROTABA e foi proposta sua adequação para utilização como Centro de Distribuição. O projeto ainda inclui a aquisição de duas Câmaras Frias, a serem instaladas neste galpão, e dois caminhões, um baú refrigerado e outro de carroceria carga seca, para serem utilizados pelos participantes do projeto. Os veículos proporcionarão à associação entregar seus produtos diretamente nos mercados, e o mais importante, conjuntamente, ou seja, em quantidade, o que proporcionará mais poder de negociação aos produtores em termos de preços e vantagens competitivas.
“Esse projeto representa uma importante mudança, pois proporciona um aumento na capacidade de negociação dos produtores, oferecendo acesso a nichos de mercado antes não atendidos e ainda incrementa a área cultivada no município, possibilitando maior diversidade de produtos. Além disso, contribui com as boas práticas agrícolas e de preservação ambiental, ações cada dia mais importantes”, garante o presidente da APROTABA, João Robson Ribeiro.
A implantação do projeto tem um cronograma para ser seguido, objetivando atingir as metas propostas, e todas as etapas terão o acompanha-mento da Secretaria de Agricultura do Estado de São, que fará, inclusive, a capacitação dos associados participantes para assegurar o sucesso do empreendimento. “Esperamos, com este projeto, atender os objetivos básicos previstos como melhoria na comercialização dos produtos e consequentemente incremento na renda dos produtores. Adicionalmente, desejamos fortalecer os agricultores familiares associados”, declara Aravechia.