No domingo (1), 20 mil eleitores de Itápolis (SP) foram às urnas para escolher o novo prefeito da cidade. O antigo prefeito, Júlio Mazzo, teve o registro cassado pela justiça eleitoral por irregularidades durante a campanha. Quatro candidatos disputaram a cadeira, o novo prefeito venceu com 38% dos votos válidos. O candidato José Luís Kawashi, o Zequinha, do PSBD assume o cargo de prefeito no próximo dia 9 de abril.
No município há 31.119 eleitores, mas abstenção foi alta. Quase dez mil pessoas deixaram de comparecer às urnas, 30% do total.
Quatro candidatos disputaram o cargo. De acordo com o cartório eleitoral de Itápolis, das 81 urnas eletrônicas, duas apresesentaram problemas. Elas foram trocadas e o eleitor pode exercer o direito do voto.
Os eleitores de itápolis voltaram às urnas, porque o candidato eleito em 2012, Julio Mazzo, teve o registro cassado pela Justiça por conduta vedada a agentes públicos em campanha eleitoral. Como ele tinha obtido mais da metade dos votos na época, a lei determinou nova eleição.
Pouco depois das 17 horas, as primeiras urnas chegaram ao fórum da cidade. as mídias com o resultado eram transmitidos para o Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo. Com 7516 votos, o candidato Zequinha Kawashi (PSDB) venceu a eleição com 38% dos votos válidos.
Ele que cumprirá mandato só até dezembro de 2016 conta quais as prioridades de governo. “A saúde é nossa prioridade, porque nós vemos que o Brasil todo sofre com isso, o problema nas Santas Casas, essa é nossa prioridade e dar continuidade as obras que já estão em andamento e é uma reivindicação da população.” G1