O Programa 'Município Verde Azul' revela avanços na política ambiental do estado de São Paulo, e para isso, divulga todos os anos ranking ambiental dos municípios. Em dezembro passado, 118 cidades que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental foram homenageadas dentro de 610 municípios avaliados. A Capital Nacional do Bordado, conhecida também pelos recursos naturais, entre eles o 'Pantanal Paulista', ocupa a 602ª posição.
A nota média das cidades avaliadas foi de 86,9. Para se ter ideia, Ibitinga está com nota de -0,19. Na avaliação, conta análise de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, programas de Educação Ambiental, e programa de parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O programa
Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
As prefeituras com nota acima de 80 serão reconhecidas pelo exemplo ambiental e receberão o prêmio Município VerdeAzul.
O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.