Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Casa da Engenharia foi inaugurada em Ibitinga
Cerimônia de abertura oficial do novo posto de atendimento do CREA-SP e da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia contou com autoridades e representantes do setor

No sábado, dia 28 de março, foi inaugurada em Ibitinga a nova sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). O local será a primeira unidade da Casa da Engenharia do país, servindo de modelo para o estabelecimento de um padrão visual que permita à sociedade identificar o posto em diferentes localidades.

  “Estamos trazendo para Ibitinga, com o maior orgulho, a primeira unidade inaugurada no estado de São Paulo das 30 que implantaremos. Temos 17 em obra e 13 em projeto. Ibitinga está sendo pioneira pelo apoio recebido da comunidade local e do poder público, que cedeu o terreno para construção da sede. Devido a essa ação rápida conseguimos tirar o projeto do papel”, garantiu o presidente do CREA-SP, engenheiro Francisco Kurimori.

  O projeto de revitalização das Unidades visa o fortalecimento das atividades do CREA-SP em suas regiões administrativas. Ibitinga integra a 8ª Região Administrativa do Conselho. A proposta visa também uma padronização de atendimento e fiscalização em todo o Estado, respeitando as particularidades, características e demandas locais quanto a aspectos físicos, econômicos e culturais.

 A cerimônia de inauguração contou também com a presença de autoridades como o prefeito municipal, Florisvaldo Antônio Fiorentino e o vice-presidente da Câmera, Dr. Marcel Pinto da Costa, além dos vereadores Gumercindo José Rossato Bernardi e Antônio Esmael Alves de Mira, o vice-presidente do Conselho de Arquitetura de Urbanismo de São Paulo, arquiteto Valdir Bergamini, a presidente da Associação Ibitinguense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e Conselheira do CREA-SP, arquiteta e engenheira de Segurança do Trabalho, Bernardete Maria Senise Guedes e o Superintendente de Fiscalização do CREA-SP, o engenheiro civil Luiz Roberto Sega. Representando o Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, participaram também Frauzo Sanches (presidente), Aparecido Soares (secretário), Alcides dos Santos Moreira (tesoureiro) e Carlos Vilela (Conselho Fiscal). Segundo o presidente, a inauguração atende um desejo de longa data da categoria. “Parabenizamos a todos os responsáveis pela viabilização deste importante projeto, Bete, Florisvaldo, Gumercindo, entre outros, porque será, sem dúvida, um enorme benefício para a cidade” disse.

  Na nova sede do CREA-SP, onde a inspetoria resolverá problemas e dará assistência para profissionais e comunidade, funcionará também a Associação Ibitinguense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no interesse de melhorar o atendimento aos profissionais e empresas da área tecnológica registrados no município. Trata-se de um convênio que servirá a comunidade, sendo um espaço prático para os profissionais. 

 Segundo Bernardete Guedes, a ideia de construir sede própria na cidade surgiu da necessidade de um espaço maior para apresentação de trabalhos e projetos. O diferencial do prédio está baseado na construção limpa, rápida, finalizada em apenas cinco meses. O prédio mostra toda a modernidade e praticidade da arquitetura e engenharia.

  Para Francisco Kurimori, a inauguração desta sede pode ser considerada um compromisso de campanha cumprido e seu maior benefício está, justamente, na união com a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. “Essa é a primeira unidade, mas a ideia é estender esse modelo de parceria, a Casa da Engenharia, para as demais unidades do CREA-SP, no sentido que todos possam usufruir dos serviços oferecidos tanto pelo conselho quanto pela associação. Será um ganho para a sociedade local. Além disso, o projeto, que contempla todos os recursos de sustentabilidade ambiental, também será replicado nas outras 16 unidades em fase de construção”, enfatizou o presidente.

 

Casa da Engenharia

  A unidade em Ibitinga conta com placas que geram energia solar, faz o reaproveitamento de água da chuva e utiliza-se de climatizador, que consome menos energia do que um ar condicionado convencional. A construção também é diferenciada porque o sistema construtivo utiliza placas e elementos pré-moldados, que tornam a execução da obra muito mais rápida e sem desperdício. “Esse modelo de construção tijolinho sobre tijolinho, que é secular, está com os dias contados e nossa unidade cumpre, também, essa finalidade, de direcionar para esse novo modelo de construção. Além disso, nossa casa é totalmente acessível, exatamente porque nós da área da engenharia somos profissionais que propõem soluções para toda a sociedade”, acrescentou Kurimori.

  A Casa da Engenharia ocupa um terreno de 700 m², na Rua Antônio Casemiro, nº 45, no Jd. Petrópolis. Oferece ainda um anfiteatro com todos os recursos multimídia para reuniões, cursos e palestras, disponível para uso de profissionais, sociedade civil organizada, entidades de classe e etc.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546