Dez associados do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, apoiados pelo técnico agrícola da entidade, Valdecir Vasconcelos, participaram de uma chamada pública na cidade de Araraquara, no dia 30 de março, para a aquisição de aproximadamente R$ 600 mil reais de hortifrutigranjeiros da Agricultura Familiar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Tabatinga participou com o valor de aproximadamente R$ 175 mil reais e, para nossa surpresa, não apareceu mais ninguém do Estado de São Paulo, apenas os produtores de Tabatinga, consequentemente, vendemos toda a quantidade e, provavelmente, Araraquara realizará uma nova chamada no mês de Abril, para tentar comprar o que não foi adquirido”, explica Vasconcelos.
O Edital foi muito bem elaborado, com a orientação do sindicato, para que todos os produtores apresentassem sete declarações, uma delas, bastante importante, autorizando o município de Araraquara, os membros do Conselho de Alimentação Escolar, a visitarem a propriedade para averiguar se o produtor está realmente produzindo aquilo que está vendendo.
A medida, segundo Vasconcelos, visa dificultar fraudes como a revenda de produtos adquiridos no CEAGESP, por exemplo, contribuindo para que o edital beneficie quem realmente produz. “Tomamos essa precaução pela experiência em outros municípios, onde constatamos problemas nesse sentido. Com a exigência da visita à propriedade para constatar a produção isso fica resolvido”, constata o técnico agrícola.
No próximo dia 13 de abril produtores de Tabatinga participam também de mais uma chamada pública, em Matão. Uma reunião com a Associação de Produtores de Ibitinga está prevista, para que eles também passem a vender para outros municípios. Todos os produtores, integrantes ou não da associação estão convidados a procurar o Sindicato Rural para orientações.