De janeiro até o dia 16 de março, Ibitinga registrava 25 casos de dengue confirmados, mas agora, de janeiro até o dia 31 de março, o município já registrou 70 casos de dengue confirmados. O dobro, em menos de 15 dias.
No mês de abril nenhum caso foi registrado, porque nenhum resultados de exames voltou do laboratório. O 'atraso' nos resultados dos exames, poderá revelar mais casos da doença. Ainda outros 30 casos aguardam os resultados, segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Ibitinga, atualizado até o dia 10 deste mês, o que pode ser ainda maior.
Estado de Alerta
Ibitinga registrou 61 casos de dengue notificados nos meses de janeiro e fevereiro, segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), divulgado no dia 12 de março pelo Ministério da Saúde. A lista completa de municípios do país, revela o índice de infestação da doença nas cidades. Em Ibitinga o índice é de 2,6 para uma cidade com população de 57.098 pessoas.
Uma equipe de agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), de Araraquara, esteve em Ibitinga nos dia 11 daquele mês, para auxiliar o trabalho de fiscalização nas residências, em busca de eliminar possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da Dengue.
O novo mapa da dengue mostra que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias e 877 estão em alerta. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns.