Entre os dias 07 e 30 de abril, a operação de fiscalização do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) realizada em Ibitinga resultou na autuação de 03 estabelecimentos comerciais que estavam com seus aparelhos de pesar e / ou medir, lesando os consumidores. Segundo o órgão, de 303 aparelhos fiscalizados, 23 foram reprovados por pesar, ou medir de forma errônea, necessitando assim de manutenção. Segundo o IPEM, o índice de autuação no município é baixo, representando apenas 0,99% dos instrumentos fiscalizados.
“Estas fiscalizações são de grande importância ao consumidor, pois, assim estamos garantindo que o mesmo leve para a sua casa produtos com a quantidade exata pelo qual pagou”, explicou Marcos Toledo Piza, Delegado Regional do IPEM de Araraquara. De acordo com o delegado, a operação que poderia terminar neste dia 06, ainda continua durante o mês de maio.
Denúncias
O IPEM não revelou quais foram os estabelecimentos que foram autuados. Porém, o órgão já recebeu no mês de abril, denúncias de vendas de balanças clandestinas na cidade, ou seja, balanças importadas e sem a devida regulamentação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial), sendo sua comercialização proibida, pela Resolução CONMETRO nº 11/1988 - item 8, que diz; 'Todo instrumento de medir quando forem empregados em atividades econômicas deverão obrigatoriamente: a) corresponder a modelo aprovado pelo INMETRO'.
A fiscalização do IPEM está avaliando se bombas de postos de combustíveis estão realmente vendendo a quantidade do produto que é informada para o consumidor. O mesmo está ocorrendo com as balanças de pesar dos estabelecimentos comerciais. A população pode denunciar possíveis irregularidades ou suspeitas, através do telefone: 0800-013-05-22.