Por mais que as campanhas de conscientização possam estar em vigor, o número de pessoas contaminadas com a Dengue dobrou em um mês. Até o dia 30 de março Ibitinga contava com 80 casos da doença, e agora, até o dia 30, o município já conta com 192 casos. Os dados são da Vigilância Epidemiológica (VE) do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde).
Casos
“Com o da minha esposa, só na rua de casa foi confirmado três casos”, lamenta o ibintinguense Juliano Mattos, morador do Bairro São Jorge, próximo a igreja São Judas. Juliano lamenta o descaso da população em ações de cuidado contra a dengue. “Aqui têm vários terrenos perto de casa, com mato alto e entulho. O pessoal até joga móveis velhos. Outro terreno é usado por andarilhos, que com certeza levam copos ou garrafas que podem deixar lá pra criar o mosquito da dengue”, lamentou Juliano.
Mortes
De acordo com a coordenadora da vigilância, Ibitinga “não registrou até o momento nenhum caso de óbito”, afirmou Simoni Zeponi. Também não foram registrados nos últimos anos casos de dengue hemorrágica.
Os números de casos ainda podem aumentar. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, outros 109 casos ainda aguardam confirmação de resultados dos exames. Evitar o acúmulo de água parada ainda é a melhor forma de prevenir.