Um acervo on-line permite que descendentes de estrangeiros possam encontrar registros de desembarque de imigrantes em São Paulo. Japoneses, italianos portugueses, libaneses, entre outras nacionalidades, tiveram suas chegadas registradas na Hospedaria do Imigrantes, entre 1887 e 1978. Um arquivo público disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, compõe o 'Memorial do Imigrante. Segundo o estado, na hospedaria passaram cerca de dois milhões de habitantes que desembarcaram no Porto de Santos, em 91 anos.
Pensando em encontrar dados de suas raízes, a ibitinguense Beth Longhini encontrou o nome de seu tataravô Celeste Longhini. Ela explica que o patriarca Celeste era bisavó de Antônio Longhini, pai da ibitinguense Beth. “Pelos meus cálculos ele chegou no Brasil no dia 31 de maio de 1891”, analisa a ibitinguense. Outra ibitinguense com origem estrangeira é Ana Soares, que descobriu que seu tataravô, Luigi Bocafoli, desembarcou no país no dia 03/07/1891, junto com o bisavô de Ana, o Francesco Bocafoli.
O acervo
O acervo tem outras funções além de matar a curiosidade. É possível requerer a emissão da Certidão de Registro, que serve para comprovar que o estrangeiro residiu aqui, documento muito usado na solicitação de processos de inventários ou de obtenção de dupla cidadania. Vale e pena pesquisar, no site do Arquivo Público do Estado. Mais informações pelo fone: (11) 2089-8151.
Acesse o link e boa pesquisa!