Nos dias 17, 23 e 24 de maio o Sindicato Rural, em parceria com o SENAR-SP, realizou o curso de Artesanato em Fibras Vegetais - Folhas de Coqueiro, no Distrito de Cambaratiba. O curso, de metodologia indutiva (a instrutora mostra e os alunos repetem a ação) contou com cerca de 20 participantes.
“O benefício do curso de artesanato é grande, terapêutico, pode-se dizer, pois a confraternização é grande e todos se divertem”, afirma a instrutora Rosilene Masiero.
Segundo a instrutora, que costuma conversar com os participantes, mostrando o melhor aproveitamento da folha para as mais diversas finalidades, primeiro os alunos recebem orientação de como deve ser feita a coleta das folhas de coqueiro da Bahia, pois não serve outra qualidade. “A folha tem que estar o mais perfeita possível, precisa ser a 3ª ou 4ª de cima para baixo e folha jovem. Importante ressaltar que não se deve coletar mais de duas folhas por coqueiro”, explica.
Em seguida, tem início a demonstração de aproveitamento da folha para os mais diferentes artesanatos como chapéus, cestos, peixes, grilos, flores e pássaros.
Maria Elaine da Silva de Paula participou pela primeira vez de um dos cursos promovidos pelo sindicato e SENAR e gostou muito. “resolvi fazer o curso para utilizar as técnicas na decoração da festa junina, que acontecerá no Distrito”, explicou.