O Ministério da Saúde destacou que a vacina é a forma mais segura de prevenção e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo o ministério, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Tanto a gripe como o resfriado 'merecem' uma atenção com vacinação nesta época do ano. “Resfriado é um vírus diferente. Qualquer pessoa pode tomar a vacina, mesmo se tiver resfriado, só não pode apresentar febre, é uma contra indicação da vacina”, explicou Simone Zeponi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibitinga. Já a contaminação é igual nos dois casos, (veja a explicação na ilustração) mas a gripe, diferente do resfriado, pode causar a pneumonia, que pode causar a morte. A gripe, em muitos casos, pode ser grave, ela não é apenas um resfriado convencional e pode trazer conseqüências sérias aos afetados, em especial ao grupo de risco, que são os menores de cinco anos e maiores de 60, além das mulheres grávidas.
Vacinação
Além da vacinação na rede pública, a rede particular também está realizando a vacinação. Em Ibitinga e em Itápolis, as Farmácias da Unimed estão realizando a vacinação. Mais informações, na Farmácia de Ibitinga pelo telefone (16) 3341-9110, e na cidade de Itápolis no telefone (16) 3262-9335.