Entre 17 e 19 de junho aconteceu na cidade de Holambra-SP a 22° Edição da Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, evento criado para promover o contato direto com empresas do setor para a geração de negócios.
O Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, em parceria com o Sebrae-SP e a Prefeitura Municipal de Tabatinga, levou cerca de 40 associados e 32 alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro da cidade de Tabatinga para visitar a Hortitec e uma Fazenda Experimental, no dia 18 de junho.
Primeiro os produtores conhecerem a Fazenda Experimental da Agristar, onde foram recebidos com um café da manhã e assistiram a um vídeo institucional da empresa, que é líder no mercado nacional de sementes para hortifruticultura. Os visitantes puderam conhecer novas variedades de hortaliças e frutas resistentes às principais pragas e viroses existentes.
Já na Hortitec, que contou com diversos expositores diretamente envolvidos com o setor, as opções para aprofundar os conhecimentos na área foram muitas. Entre as empresas expositoras, a Maruska Fibras, que trabalha com venda de Pó e Fibra de Côco em Maceió-AL, demonstrou suas matérias-primas de primeira grandeza, produzidas a partir da desagregação do mesocarpo do fruto do coqueiro.
Segundo o sócio proprietário, Ederson Lopes Rodrigues, a empresa trabalha com os derivados da casca do coco, utilizando a casca para fazer substrato para a produção de mudas. Entre as variedades produzidas está o misto fibroso que é utilizado no cultivo de flores diversas, além do chip para o cultivo de orquídea que é a casca de coco cortada em diversos pedaços com formato de cubos. A fibra longa pode ser utilizada para confecção de vasos para jardinagem, placas e manta geodésica para a recuperação de áreas biodegradadas.
Sérgio Bueno de Camargo, representante da empresa Biocontrole Métodos de Controle LTDA, localizada em Indaiatuba-SP, oferece um produto biológico e natural com menor impacto ao meio ambiente, com algumas ferramentas que são alternativas para diminuir o uso de produtos químicos. Por ser um tratamento com inseticida biológico (Bioinseticida) não há necessidade de observar qualquer período de carência entre a última pulverização e a colheita.
O AGREE pode ser utilizado puro ou em mistura seguindo sempre as recomendações de uso. O produto é eficiente no controle de lagartas, paralisando o sistema digestivo e, assim, provocando a morte. A Bio Controle dispõe de uma ampla gama de produtos para as mais variadas culturas como hortaliças (tomate, repolho, etc), flores, algodão, citros, maçã, papaia, manga, coco, fumo, cana de açúcar, milho, grãos armazenados entre outras.
João Batista Pasqualini visitou a Hortitec pelo terceiro ano consecutivo e destacou a importância dos conhecimentos disponíveis sobre a horticultura e como a, apesar da escassez de chuva, havia grande diversidade de plantas na fazenda Experimental, como repolho, couve e flores, cenoura, tomate, varias espécies que até então o produtor não conhecia e que são altamente resistentes às pragas.