A empresa que foi contratada para implantar o GPS Rural em Ibitinga está cadastrando propriedades rurais no sistema que irá gerar as coordenadas através de georreferenciamento via satélite. Depois desta etapa serão instaladas as placas de pvc com as informações de localização, como número e nome da propriedade, bairro e estrada rural. “Depois de implantado, caso tenha alguma ocorrência, basta o produtor informar o número da propriedade por exemplo, no caso de alguma ocorrência policial a viatura da Polícia Militar chegará mais rápido, assim como facilitará o atendimento do SAMU, Polícia Civil e Bombeiros”, explicou Frauzo Ruiz Sanches, presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, sobre o modo de funcionamento do programa.
Na próxima semana, um funcionário identificado irá percorrer os bairros São João da Boa Vista e Graminha, para cadastrar as propriedades rurais. De acordo com o técnico em agropecuária Fábio de Oliveira Simões (foto), que está cadastrando os imóveis, o cadastro é simples e será formado com informações que irão ajudar identificar as propriedades e seus frequentadores (veja no quadro).
GPS
O programa de GPS Rural está sendo implantado em Ibitinga por iniciativa da Prefeitura Municipal de Ibitinga através de indicação do Sindicato Rural. A empresa prestará o serviço de georreferenciamento, levantamento de dados, instalação das placas e o fornecimento de 20 aparelhos de GPS que serão usados em viaturas e ambulâncias. O valor pago pela prefeitura pelo programa, por propriedade, será de R$ 68,50, sendo o total de R$ 97.955,00, conforme pregão presencial 034 / 2015, publicado em 23 de maio.