Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Ibitinguense recebe transplante depois que avião da polícia faz salvamento em Rio Preto
PMs entraram em ação após avião com médicos do Hospital de Base não pousar na Capital por causa da neblina

A esperança de voltar a viver sem restrições chegou ontem em um avião da Polícia Militar com um fígado novo para o açougueiro Cláudio Donizete Cousin, 47 anos. Uma equipe de policiais decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Rio Preto; a aeronave King Air, além de quatro policiais, carregava o órgão de um doador da Capital.

O trabalho dos policiais foi necessário porque a equipe de médicos do Hospital de Base, que faria a retirada do órgão do doador no Hospital das Clínicas em São Paulo, não conseguiu pousar na Capital por falta de teto. O aeroporto estava fechado devido à neblina. O doador é um jovem de 21 anos, que morreu por traumatismo craniano ao se envolver em acidente entre uma bicicleta e um caminhão, anteontem.

A cirurgia de transplante no HB começou às 15h30, com previsão de ser concluída às 20h30. Morador de Ibitinga, o paciente que recebeu o órgão tem cirrose hepática e passava por tratamento há um ano e cinco meses. Esperava o transplante desde abril. A tão esperada ligação do HB informando que havia um órgão compatível chegou de madrugada e trouxe esperança de uma nova vida.

A família de Claudio afirma que agora ele tem duas datas para comemorar. “Amanhã (nesta sexta-feira) ele completa 48 anos e hoje (ontem), renasceu. Teremos duas datas para comemorar. O interessante é que no fim de semana perguntei para ele: o que você quer de aniversário e ele não titubeou: um fígado novo’. E ganhou”, afirmou o cunhado dele, Marcelo Henrique Altarejo, 76 anos.

A expectativa é de que Claudio volte a fazer as atividades rotineiras. “A doença o deixou apático e com o emocional abalado. Ele sempre trabalhou na lida com criação, coisas da fazenda, e já não tinha mais condições. Passou a ter uma vida restritiva. Com o novo órgão, vida nova. Estamos confiantes na recuperação dele,” disse o cunhado Marcelo.

 

claudioCousin
Cousin: fígado novo, vida nova

O chefe da unidade de Transplantes de Fígado e Intestino Delgado do Hospital de Base, Renato Ferreira da Silva, explica a complexidade do tratamento de fígado. “Diferentemente do rim, por exemplo, que há uma máquina que faça a sua função - hemodiálise -, a medicina não desenvolveu uma máquina que auxilie no tratamento de doenças no fígado” , disse o médico.

Como foi a ajuda

A ação foi movimentada: os médicos do HB saíram de Rio Preto às 6h ontem. Como não havia condições de pouso em São Paulo, eles voltaram, e ficou combinado que a equipe médica do Hospital das Clínicas retirasse o órgão. Como não havia avião comercial no horário para voltar com o fígado (o órgão pode esperar até 24 horas até o transplante), a Polícia Militar foi acionada, providenciando um avião com policiais que se encarregaram da missão.

O voo de Congonhas saiu por volta das 13h30, quando já havia teto, chegando a Rio Preto às 14h30. “Mas sempre que passa de 12 horas há o risco de complicações. Por isso, é fundamental essa parceria com a Polícia Militar. Tivemos cinco horas de vantagem caso o transporte tivesse sido feito de carro”, afirmou o médico Renato. “É gratificante porque, além da missão de proteger, nosso trabalho ajuda a salvar vidas,”disse o sargento Agmar Felipe Saraiva.

Fonte: http://www.diariodaregiao.com.br/cidades/avião-da-pol%C3%ADcia-salva-transplante-no-hb-1.354373

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546