Nos dias 18 a 20, 26 de setembro e 06 outubro aconteceu no Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga (SR) o curso de Operação de Colhedora Automotrize, que contou com 12 participantes e foi ministrado pelo instrutor Reinaldo Alves Junqueira.
Utilizando aulas teóricas e praticas, sendo três dias de aula teórica na sede da entidade e dois de aulas práticas na Fazenda Santa Lúcia, o curso possibilitou a qualificação dos interessados, todos com idade mínima de 18 anos.
Segundo Reinaldo Junqueira, os alunos conheceram a máquina, os cuidados necessários com sua operação e o dever diário do operador, além dos cuidados que devem ter em relação à operação com a cana-de-açúcar para que não haja perda. Depois partiram para a prática e todos tiveram oportunidade de operar e aprender os cuidados necessários, como se lubrifica e faz a troca de faquinha e facão, além do cuidado para evitar pisoteio.
Leandro do Nascimento de Lima aproveitou para se aprimorar e espera ter uma oportunidade de trabalhar em uma usina. “Gostei muito do curso e do professor que é muito experiente e tirou todas as dúvidas que surgiram ao longo do curso”, afirmou
Rodrigo Soares espera que a capacitação abra portas para o trabalho em uma usina. “Com essa certificação aumenta a possibilidade de entrar em uma usina, sem o curso a gente não tem nada”, disse.
Erick Bispo dos Santos fez o curso para se aprimorar e adquirir conhecimento técnico na área, que atual-mente envolve muita tecnologia. “A tendência é tudo envolver tecnologia e é preciso acompanhar as novidades”, concluiu.
De acordo com a gerente administrativa da entidade, Renata Cardoso, os cursos gratuitos realizados através da parceria entre o SR e o Senar-SP contribuem há mais de 20 anos com a formação e qualificação de profissionais para as atividades relacionadas ao campo. “São oportunidades que precisam ser aproveitadas. Há um cronograma de cursos realizados todos os anos que pode ser conferido em nossa sede e inserido na agenda do produtor, proprietário e trabalhador rural. Uma entre tantas opções de cursos, com certeza, deve servir a algum propósito de qualificação e aprimoramento”, enfatiza Renata.