A produtora brasileira de etanol e açúcar Tonon Bioenergia, que opera em três usinas com uma capacidade total de processamento de 8,2 milhões de toneladas de cana por ano, pediu recuperação judicial.
Com sede em Bocaina (69 quilômetros de Bauru), a Tonon informou que sua dívida, amplamente denominada em dólares, elevou-se seguindo a recente fraqueza da moeda brasileira. A dívida do grupo de açúcar saltou 69 por cento no fim de setembro, para R$ 2,66 bilhões, ante o mesmo período um ano antes.
“O principal objetivo deste pedido é restaurar a estrutura de capital e preservar a continuidade do negócio”, disse a empresa nessa quinta (10).
Mais de 70 usinas brasileiras apresentaram pedidos de recuperação judicial nos últimos três anos, após um longo período de preços baixos de açúcar e etanol atingindo sua lucratividade.
A Tonon também disse que as duras condições de financiamento no mercado brasileiro prejudicaram ainda mais sua capacidade de administrar as finanças. A empresa reclama de restrição de crédito e dificuldade que o setor atravessa há bastante tempo.
JcNet